O medo da loucura, atrapalha a cura

O assunto do Enem deste ano de 2020 trouxe um tema muito relevante dos tempos atuais: O estigma a associado às doenças mentais na sociedade brasileira'.

A loucura ou insanidade é uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados anormais pela sociedade ou a realização de coisas sem sentido. É resultado de algum transtorno mental ou doença da mente.

Doença da mente é o momento em que a pessoa faz uma quebra psíquica com a realidade, pensamentos negativos invadem a mente de forma incontrolável, delírios, alucinações podem ocorrer.

Doenças que afetam o emocional, o senso de realidade são sempre muito temidas, por isso existe tanto estigma, há rótulos, preconceitos em torno. Isso ocorre na maioria das vezes pela falta de esclarecimento, informação, é preciso falar mais sobre esse adoecer.

Existe o medo de muitas pessoas de ficarem loucas, perder totalmente o controle sobre a própria vida, perder a realidade.

A crise de ansiedade por exemplo, a crise pânico, exacerba bem esse sentimento, são minutos de extremo desconforto, sensação quase morte que a crise provoca no momento do evento e pós evento.

A sociedade é muito preconceituosa quando se fala sobre saúde mental, como se a saúde da mente fosse menos importante que a saúde física, como se os cuidados para manter o corpo saudável valesse mais a pena, afinal ninguém vê pensamento, mas vê corpo.

Quem precisa fazer uso de algum medicamento tem vergonha de falar, antidepressivo, ansiolítico, remédios psicóticos e os de tarja preta, o nome muitas vezes assusta mais que o quadro real da pessoa.

Fazer uso de medicação para controle da doença em casos graves é necessário, o que muita gente não sabe é que existem casos que não se faz necessário o uso de medicações.

A psicoterapia trabalha muito bem nesses quadros, pois ela vai atuar na causa, ou seja, o que levou a pessoa a chegar naquele evento estressor, já medicação atua no tratamento do sintoma.

É por isso que o tratamento nunca deve ser de forma isolada, mas sempre psicoterapia e psiquiatria para casos moderados a graves e psicoterapia em casos leves a moderados.

Cuidar da saúde da mente deve ser algo profilático, a prevenção diminui muito o avanço do quadro, o grande problema é que por conta do estigma a procura por tratamento ocorre quando a crise já está instalada, intensa, o que torna muito mais difícil e sofrido para a pessoa todo tratamento.

É preciso buscar cuidados ao perceber os primeiros sinais, aquela angústia sem motivo aparente que não passa, aquela tristeza sem fim, momentos de euforia e depois tristeza súbita, medo, choro, dificuldade em lidar com perdas, luto, baixa estima, compulsão, etc.

Prevenir, criar bons hábitos e se permitir receber ajuda, é o caminho.

Não negligêncie a saúde mental.

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário, participe dessa construção!