Reprodução autorizada desde que mencionada à autora e o site www.psicologiaemanalise.com.br/

30 de maio de 2017

A importância de um plano de ação

Porque é tão importante na vida ter um plano de ação?

Plano de ação é uma ferramenta muito utilizada por instituições, organizações empresarias e setores públicos, para estabelecer metas de trabalho. Contudo,  não são só nas organizações que podem fazer uso dessa importante ferramenta, qualquer pessoa pode e deve utilizar esse mecanismo de ação para estabelecer prioridades em sua vida.

Este instrumento não se restringe só no campo profissional, ele também pode e deve ser usado em diversos seguimentos e momentos de nossas vidas.

Através de um plano de ação pessoal, o sujeito tem melhor visão do que deseja alcançar e principalmente do que precisa fazer para ter êxito em seus projetos. No inicio podendo estabelecer pequenas e médias metas, a curto e médio prazo. Quando mais fortalecido, quão mais seus projetos são realizados, ele irá obter mais força para projetar seus maiores sonhos, a longo prazo. É fundamental respeitar o tempo e desenvolvimento de cada meta, analisada os prós e contras e por fim partir para ação.

É importante não estabelecer metas muito rígidas e pouco palpáveis a curto prazo, pois caso a pessoa crie uma expectativa fora da sua realidade, a possibilidade de frustração é maior e o encorajamento para ação fica comprometido. Planejar nada mais é que sonhar, ao idealizar muitas coisas tendemos a nos perder caso o plano de ação não tenha bases muito fixas.

 Alguns planejam casar, ter filhos, outros planejam comprar um imóvel, ter uma carreira promissora, fazer uma faculdade, abrir um negócio, ou seja, somos sujeitos de sonhos e são esses sonhos que nos movem.

É salutar os projetos que pulsionam o individuo a seguir e a ter um norte de como será seu futuro. Essa prospecção vai orienta-lo e facilitar suas próximas ações. Neste sentido, para que o plano de ação seja bem sucedido é importante ter prazos, mesmo que esse tempo determinado esbarre em algum obstaculo. Caso isso ocorra, a pessoa deve avaliar todos os entraves, para posteriormente voltar a desenvolver e rever o que impactou no sentido de fazer ajustes.

O objetivo do plano de ação é facilitar a vida do sujeito, da a ele a possibilidade de abrir estradas e trilhar seu caminho com mais segurança.  Esse plano pode ser pensado individual ou em conjunto, de acordo com os desejos, os sonhos pessoais e em comum.

Só quem planeja sabe aonde quer chegar.

Tendo em vista que a concretização das etapas vão gerar mais e mais motivação, além de oferecer subsídios que propiciam pequenos e médios estímulos, estes impulsionam o sujeito a caminhar ainda mais rumo aos seus objetivos, dessa forma, proporciona mais satisfação.

Todos nós precisamos de sonhos para viver e ao montar um plano de ação, focar no desenvolvimento das mestas, conquistamos a disciplina necessária que nos possibilita a alcançar nossos objetivos.

Ratifico que é importante estabelecer prazos, pois é ele que vai fornecer o tempo de desenvolvimento e execução da ação. Tendo em vista, que os objetivos são distintos de pessoa pra pessoa, é fundamental que cada um descubra por meio de sua dinâmica de vida, como alcançar e como estabelecer suas metas e seu limite.

A medida que o sujeito deposita sua energia em prol de um objetivo, como prestar um concurso publico,  fazer uma faculdade ou comprar um carro. Ele está ao mesmo tempo, estabelecendo prioridades e tendo que abdicar de uma parte da sua vida em prol de um sonho, de um objetivo que pra ele é maior.

O questionamento que deve ser feito é:  Qual parte da minha vida que eu estou disposto a sacrificar? Ou melhor, qual parte da minha vida que neste momento eu posso sacrificar? Vale a pena? Vou ter ganhos futuros?

Essas são algumas das perguntas fundamentais a serem feitas em meio a um plano de ação seja ela qual for. Não dá pra fazer um plano de ação sem pensar no tempo que poderá ser gasto para executa-lo, na parte que poderá ser afetada, como família, trabalho, estudo, vida social...

Dessa forma, uma escolha sempre irá influenciar outra, ou poderá está indiretamente ligada. 

É sempre bom avaliar em que contexto está nossos sonhos, saber qual parte da sua vida merece um foco maior, uma valorização, um plano, uma ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, participe dessa construção!