Um dos movimentos mais difíceis para o ser humano é a mudança, visto que, o desconhecimento traz medo, assusta e altera os sistemas psicoemocionais. Mudar de casa, emprego, estado ou país, são transições que mexem com o imaginário.
O ambiente não é algo estático, ele sofre alteração por cada pessoa que nele entra ou sai. São ocorrências, que mexem com o espaço tanto físico quanto psíquico. Novidade que quando absorvidas de forma positiva é capaz de agregar valores.
É importante estar ciente que todos têm algo positivo para emitir, saber colher boas informações, comportamentos e ideias, quer seja direta ou indiretamente auxilia muito o progresso.
Mudar para crescer, evoluir, procurar aprender das mais variadas formas.
Quando o sujeito se permite instruir-se ele automaticamente abre um leque de possibilidades. Saber mudar e partilhar esse conhecimento é entender que o crescimento se faz através das informações, bem como, das múltiplas visões.
Ninguém é autossuficiente ao ponto de não precisar do outro, quem sabe mais, tem mais ferramentas, contudo, instrumentos velhos, enferrujados, não reciclados, tornam-se desnecessários e sem utilidade.
As relações interpessoais facilitam e renovam ideias cristalizadas, todos os indivíduos carregam em seu intelecto centelhas de conhecimentos, alguns com visões mais aguçadas e desenvolvidas que outros, mas o exercício é a porta universal de todos.
Quebrar paradigmas, romper barreiras, facilita o amadurecimento, instruir-se é mudar de postura, mudar é sinal de aprendizagem. Errar é inevitável, faz parte do crescimento, corrigir erros é importante, não repeti-los é fundamental.
O desafio social parte da construção e da reconstrução por um futuro melhor regado de esperança. O mundo não muda sozinho, só as pessoas que nele vivem é que tem a possibilidade de transformar, modificar, demudar o mundo.
Por mais incrível que possa parecer é mais fácil transformar pessoas, do que alterar o universo.
A natureza é composta por seres de diversas categorias e classes. Os desafios diários dão subsídio que fornecem melhor adaptação no sentido moral, pessoal e social.
Existe uma grandeza em cada ser capaz de renovar a natureza, o ambiente, alterando sua imensidão, criando possibilidades.
Toda micro partícula, a grande sociedade, os sujeitos, indivíduos, pessoas, seres, são habitantes e fazem partes desse amplo mutável.
Ter habilidades não é necessariamente ser habilidoso é possuir sem exercer.
Não existe crescimento sem mudança, força, atitude, coragem. Saber fazer, não é fazer, ou seja, tudo requer movimento, abalo, agitação, circulação, enfim, mudança.
O exercício da aprendizagem é contínuo, precioso e preciso.
Quando alguém se predispõe a mudar, marca com sinais seu crescimento, visto que, o sujeito floresce e a vida ganha formas, tons e imagem, o medo então desaparece.
Luz = informação - Mudança = ação - Aprender = conscientização.
Jacqueline Meireles
Psicóloga/Consultora
Psicóloga/Consultora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, participe dessa construção!