Reprodução autorizada desde que mencionada à autora e o site www.psicologiaemanalise.com.br/

Mudar também faz parte da aprendizagem


Resultado de imagem para mudançaUm dos movimentos mais difíceis para o ser humano é a mudança, visto que, o desconhecimento traz medo, assusta e altera os sistemas psicoemocionais. Mudar de casa, emprego, estado ou país, são transições que mexem com o imaginário. 

O ambiente não é algo estático, ele sofre alteração por cada pessoa que nele entra ou sai. São ocorrências, que mexem com o espaço tanto físico quanto psíquico. Novidade que quando absorvidas de forma positiva é capaz de agregar valores. 

É importante estar ciente que todos têm algo positivo para emitir, saber colher boas informações, comportamentos e ideias, quer seja direta ou indiretamente auxilia muito o progresso. Mudar para crescer, evoluir, procurar aprender das mais variadas formas. 

Quando o sujeito se permite instruir-se ele automaticamente abre um leque de possibilidades. Saber mudar e partilhar esse conhecimento é entender que o crescimento se faz através das informações, bem como, das múltiplas visões.

Ninguém é autossuficiente ao ponto de não precisar do outro, quem sabe mais, tem mais ferramentas, contudo, instrumentos velhos, enferrujados, não reciclados, tornam-se desnecessários e sem utilidade.

As relações interpessoais facilitam e renovam ideias cristalizadas, todos os indivíduos carregam em seu intelecto centelhas de conhecimentos, alguns com visões mais aguçadas e desenvolvidas que outros, mas o exercício é a porta universal de todos. 

Quebrar paradigmas, romper barreiras, facilita o amadurecimento, instruir-se é mudar de postura, mudar é sinal de aprendizagem. Errar é inevitável, faz parte do crescimento, corrigir erros é importante, não repeti-los é fundamental.

O desafio social parte da construção e da reconstrução por um futuro melhor regado de esperança. O mundo não muda sozinho, só as pessoas que nele vivem é que tem a possibilidade de transformar, modificar, demudar o mundo.

Por mais incrível que possa parecer é mais fácil transformar pessoas, do que alterar o universo. 

A natureza é composta por seres de diversas categorias e classes. Os desafios diários dão subsídio que fornecem melhor adaptação no sentido moral, pessoal e social. Existe uma grandeza em cada ser capaz de renovar a natureza, o ambiente, alterando sua imensidão, criando possibilidades.

Toda micro partícula, a grande sociedade, os sujeitos, indivíduos, pessoas, seres, são habitantes e fazem partes desse amplo mutável. Ter habilidades não é necessariamente ser habilidoso é possuir sem exercer. 

Não existe crescimento sem mudança, força, atitude, coragem. Saber fazer, não é fazer, ou seja, tudo requer movimento, abalo, agitação, circulação, enfim, mudança. O exercício da aprendizagem é contínuo, precioso e preciso. 

Quando alguém se predispõe a mudar, marca com sinais seu crescimento, visto que, o sujeito floresce e a vida ganha formas, tons e imagem, o medo então desaparece. 

Luz = informação - Mudança = ação - Aprender = conscientização. 

 
Jacqueline Meireles
Psicóloga/Consultora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, participe dessa construção!

Matéria: Swellyn França

Matéria: Swellyn França
Com, Jacqueline Meireles

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino
Com, Jacqueline Meireles

Matérias: Sylvio Netto

Matérias: Sylvio Netto
Com, Jacqueline Meireles

Em análise...

A psicologia é uma 'ferramenta' que necessita de tempo e estudo. Mas a análise é própria de cada sujeito, qualquer pessoa pode fazer uma análise ou auto-analise, porém o maior desafio é romper com o preconceito que muitas vezes surge ligado ao julgamento.

Jacqueline Meireles
Psicóloga

Minuto RH

O capital humano pode ser sinônimo de grandes empreendimentos, ele transforma saber em renda, produz valor econômico, gera conhecimento e aprimora competências indispensáveis ao desenvolvimento.