Reprodução autorizada desde que mencionada à autora e o site www.psicologiaemanalise.com.br/

Psicoterapia on-line não é trabalho remoto, ela veio para ficar

A tecnologia veio para ficar, a psicoterapia on-line também, junto com tantas mudanças, o mundo tecnológico trouxe muitas possibilidades, as distâncias geograficas deixaram de ser um problema e as relações sociais não são mais as mesmas. 


Lembro quando comecei a ter esse olhar para o atendimento on-line na época ainda muito restrito, fui a segunda psicóloga a conseguir do registro do conselho federal de psicologia em meu estado. 


Lógico que a pandemia acelerou o processo, o medo deu lugar a necessidade e os atendimentos por vídeos chamadas, chegaram para facilitar as consultas.


As pessoas buscam o auto cuidado não é porque são zens, mas porque elas têm conflitos, QUEREM melhorar, precisam de suporte, querem crescer, amadurecer, redescobrir, se fortalecer.


Quando o processo é bem conduzido existe crescimento e ganhos psicomocionais em várias áreas da vida.


Os efeitos que a psicoterapia on-line exerce é tão significativo quanto o atendimento presencial, a técnica, a capacitação e a qualificação do psicólogo é que irá ser o diferencial para o atendimento.


A pessoa precisa ter confiança na escolha do profissional, confiar no trabalho e na condução terapêutica, para que haja entrega dos conteúdos que precisam ser tratados e direcionados.


As vezes reviver situações provoca muito desconforto, mas isso não significa dizer que antes da terapia a situação estava bem, não estava incomodando, não doía, muito pelo contrário, significa dizer que por Ns motivos a pessoa não teve condições emocionais de parar para pensar em si ou porque não tinha suporte ou porque tinha medo de enfrentar determinadas situações.


O psicólogo não tem respostas prontas, como profissional, ensina o outro a pensar, levando a reflexão, dando apoio, direcionamento, mostra caminhos e é isso que faz a diferença.


A terapia muitas vezes trás a tona sentimentos latentes, emoções reprimidas, dores escondidas, camuflada por bebidas, comidas, falta de tempo, de olhar. 


O medo/fulga faz com que a pessoa tenha dificuldade de encarar a própria vida, faz fugir do processo, que é preciso passar para se libertar. 


A alma necessita de liberdade para vivenciar a própria existência e o remédio muitas vezes é o despertar para o autoconhecimento.


O trabalho do psicólogo é de suporte e esse suporte significa também aprender a suportar os silêncios, o choro, a irritação, o medo, a angústia, as transferências, sentimentos esses que descreve os sintomas.


Através desse suporte é que o profissional conseguirá ajudar seu paciente a entender e buscar caminhos para suas próprias questões. 


Saber calar é tão importante quanto saber falar, entrar nesse lugar do saber proporciona muitas descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, participe dessa construção!

Matéria: Swellyn França

Matéria: Swellyn França
Com, Jacqueline Meireles

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino
Com, Jacqueline Meireles

Matérias: Sylvio Netto

Matérias: Sylvio Netto
Com, Jacqueline Meireles

Em análise...

A psicologia é uma 'ferramenta' que necessita de tempo e estudo. Mas a análise é própria de cada sujeito, qualquer pessoa pode fazer uma análise ou auto-analise, porém o maior desafio é romper com o preconceito que muitas vezes surge ligado ao julgamento.

Jacqueline Meireles
Psicóloga

Minuto RH

O capital humano pode ser sinônimo de grandes empreendimentos, ele transforma saber em renda, produz valor econômico, gera conhecimento e aprimora competências indispensáveis ao desenvolvimento.