Reprodução autorizada desde que mencionada à autora e o site www.psicologiaemanalise.com.br/

17 de dezembro de 2008

ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO


O aconselhamento psicológico está relacionado à resolução de problemas, o processo de tomada de decisões, o confronto com crises pessoais, a melhoria das relações interpessoais, a promoção do auto-conhecimento e da autonomia pessoal, o caráter psicológico da intervenção centrada em sentimentos, pensamentos, percepções e conflitos e a facilitação da transformação comportamental.

Vale salientar que aconselhar não é dar conselhos, diferente da psicoterapia o aconselhamento psicológico objetiva ao caráter situacional, centrado na resolução de problemas do sujeito, focalizado no presente, com uma duração mais curta, mais orientada para a ação do que para a reflexão.O aconselhamento psicológico, de certa, forma é uma clínica que contém também um sentido preventivo.


Jacqueline Meireles
Psicóloga/Consultora

2 comentários:

  1. vir seus trabalhos, são otimos, parabens...
    queria perdir então uma ajuda, como analizar psicologicamente, mesmo não sendo uma psicologa, existe essa posibilidade?

    ResponderExcluir
  2. A psicologia é uma ferramenta que necessita de tempo e estudo. Mas a análise é própria de cada sujeito, qualquer pessoa pode fazer uma análise ou auto-analise, porém o maior desafio é romper com o preconceito que muitas vezes surge ligado ao julgamento.

    Jacqueline Meireles

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, participe dessa construção!