Reprodução autorizada desde que mencionada à autora e o site www.psicologiaemanalise.com.br/

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO - PSICOTERAPIA

Resolução CFP N.º 010/00 de 20 de dezembro de 2000

Ementa: Específica e qualifica a Psicoterapia como prática do Psicólogo

Art. 1º - A Psicoterapia é prática do psicólogo por se constituir, técnica e conceitualmente, um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através  da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas  psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupo.

*****

QUEM É O PSICÓLOGO

Profissional com formação superior em Psicologia, que atende pessoas com algum tipo de sofrimento, quer seja na área afetiva, emocional, relacional, pessoal, ou ainda, pessoas que não apresentam nenhum problema específico, mas querem um momento para entrar em contato com seu eu, refletir sobre alguns aspectos da sua vida ou simplesmente buscar autoconhecimento.

PSICOTERAPIA

É o tratamento feito pelo psicólogo através de métidos verbais (fala) ou não verbais (expressão corporal, trabalhos com o corpo), de problemas de natureza emocional e tem como objetivo remover, modificar ou retardar sintomas psicólogicos ou psicossomáticos, aliviando assim o sofrimento do indivíduo e o ajudando a relacionar-se melhor consigo mesmo e com as outras pessoas. O que possibilita ao sujeito se reconhecer em sua, singularidade e peculiaridade, sendo este também um processo de autoconhecimento e auto-aceitação. Tendo a pessoa a oportunidade de entrar em contato com seu ser . É importante ressaltar que todo assunto tratado durante a sessão é confidencial, sigiloso e ficará restrito ao psicólogo e ao paciente.

QUANDO FAZER PSICOTERAPIA

Segundo especialistas, um terço dos pacientes que procuram um médico tem basicamente problemas emocionais. Assim, podemos pensar que uma grande parte das pessoas que procuram os serviços de saúde se beneficiaria de uma psicoterapia.

QUAL RESULTADO ESPERADO DURANTE O PROCESSO PSICOTERAPICO

O resultado dependerá muito da participação do cliente em atendimento, no que se refere ao comparecimento às sessões, disponibilidade de falar assuntos incomodos, considerando aqui o tempo psicológico de aceitação e elaboração de cada paciente, como também a relação de confiança paciente/psicoterapauta, para o sucesso da terapia.

Fonte: COSAM/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, participe dessa construção!

Matéria: Swellyn França

Matéria: Swellyn França
Com, Jacqueline Meireles

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino
Com, Jacqueline Meireles

Matérias: Sylvio Netto

Matérias: Sylvio Netto
Com, Jacqueline Meireles

Em análise...

A psicologia é uma 'ferramenta' que necessita de tempo e estudo. Mas a análise é própria de cada sujeito, qualquer pessoa pode fazer uma análise ou auto-analise, porém o maior desafio é romper com o preconceito que muitas vezes surge ligado ao julgamento.

Jacqueline Meireles
Psicóloga

Minuto RH

O capital humano pode ser sinônimo de grandes empreendimentos, ele transforma saber em renda, produz valor econômico, gera conhecimento e aprimora competências indispensáveis ao desenvolvimento.