Reprodução autorizada desde que mencionada à autora e o site www.psicologiaemanalise.com.br/

“A culpa é do casamento”


"Eis que chega o casamento, união dos sonhos, onde os desejos são multiplicados, compartilhados e felicitados."
 ***
Uma das decisões mais significativas para a maioria das pessoas ainda é o matrimônio, este tem valor imensurável, trás modificações não só a nível pessoal, mas especialmente no que refere às relações psicossociais.
Isto porque o casamento vem regado pela comunhão das relações interpessoais, da vida social de ambos os cônjuges, onde laços sócio-familiares se expandem. A família cresce e em quase que igual proporção os conflitos. Casamento não é fácil, muitos dizem! 
Renunciar, agradar, convencer e agregar não é simples.
Depositam-se muitos sonhos e desejos no outro e junto também as frustrações. Abraçar sem se perder, estar junto sem se esquecer, eis o desafio. Há uma tentativa de culpar o casamento como se esse fosse algo delirante e abstrato, um lugar onde não existem sujeitos, apenas situações e coisas.
O matrimônio é feito por pessoas que juntas de algum modo tem sentimentos em comum, gostos semelhantes e sentem vontade de estarem perto.  O problema muita vezes ocorre quando existe uma invasão deliberada dos outros na relação.
O que transforma o casamento em uma 'comunidade' são as intromissões alheias, estas dificultam ainda mais o entendimento e a consolidação da relação. As interferências podem transformar a união em uma congregação ainda mais complexa de ser administrada.
Quando o casal permite que todos invadam sua vida intima, está deixa de ser reservada, por estar vulnerável e desprotegida transmite certo poder ao coletivo, neste sentido aos outros é dado o direito de opinar, avaliar, modificar.
O casamento é constituído e composto pelo casal, estes devem procurar ser os protagonistas de sua própria história, buscar juntamente com o seu par decidir que tipo de relação espera e deseja ter, que tipo de casamento almeja construir.
Na aliança, os valores, ideologias e educação farão parte dessa união, ou seja, o que foi aprendido durante anos de convivência familiar se misturará a outras informações que poderá ou não ajudar o casal positivamente nesse processo de inclusão, mas ter consciência e entender o que não serve para essa nova família é essencial.
Cada casal vai estabelecer qual tipo de contrato pretende formar, o que quer continuar, construir ou transformar, cientes que não é preciso fazer tudo igual, repetir histórias passadas e sofridas. A própria evolução dos tempos sinaliza isso, foi através das mudanças culturais, sociais  e familiares que as pessoas evoluiram, hoje há novos padrões familiares.
Os casamentos atuais estão ganhando outros formatos, esses recentes modelos de uniões surgem com contornos, tendo o principal objetivo se adequar a outros protóticos de união. É evidente que mudar não é fácil, mas quando os sujeitos reconhecem o valor que tem a mudança consequentemente sentem a necessidade e buscam melhoria.
Geralmente o casal tende a buscar culpados para o desentendimento e a falta de conexão a dois, o que dificulta ainda mais o entrosamento e a possibilidade de harmonia, quando entendem que não existem culpados, os conflitos perdem força.
Contudo, há gritos sufocantes de raiva, desejos, sonhos e necessidades reprimidas. Em suma, o sujeito escolhe seu par e acredita que pode mudá-lo, não é que o individuo não mude, mas deve existir nele primeiramente a vontade ligada à necessidade de mudança.
Ninguém muda em solidariedade ao outro.
Então...
Se você encontrar alguém disposto a caminhar na chuva do seu lado, não fuja; molhe-se.” (Contardo Calligares)


 Jacqueline Meireles
Psicóloga/Consultora




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, participe dessa construção!

Matéria: Swellyn França

Matéria: Swellyn França
Com, Jacqueline Meireles

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino
Com, Jacqueline Meireles

Matérias: Sylvio Netto

Matérias: Sylvio Netto
Com, Jacqueline Meireles

Em análise...

A psicologia é uma 'ferramenta' que necessita de tempo e estudo. Mas a análise é própria de cada sujeito, qualquer pessoa pode fazer uma análise ou auto-analise, porém o maior desafio é romper com o preconceito que muitas vezes surge ligado ao julgamento.

Jacqueline Meireles
Psicóloga

Minuto RH

O capital humano pode ser sinônimo de grandes empreendimentos, ele transforma saber em renda, produz valor econômico, gera conhecimento e aprimora competências indispensáveis ao desenvolvimento.