Reprodução autorizada desde que mencionada à autora e o site www.psicologiaemanalise.com.br/

Segurança psicológica além dos testes

 

O STF aprovou a lei que inválida a restrição de testes psicológicos. Isso quer dizer na prática, que qualquer pessoa pode ter acesso a comprar os testes, independente de ser psicólogo ou não.

O importante agora é deixar claro que a psicologia não se resume a testes, apesar de ser uma ferramenta de grande valor, estudada, testada em teoria e prática pela ciência para psicólogos aplicarem.

Os testes auxiliam na elaboração de laudos, em uma avaliação de perfil comportamental e de personalidade, o teste para o psicólogo é como um exame complementar.

Testes psicológicos podem fazer parte de processos de seleção e também podem ser utilizados para psicodiagnóstico. 

Devo frizar que para se aplicar um teste psicológico, também conhecido como psicotécnico, o profissional precisa estudar todas as premissas que um teste de valor técnico científico necessita, sendo assim não é qualquer profissional que poderá aplicar.

Porém, ter acesso a esses testes mesmo de forma legal, não garante seu uso ético, responsivo e responsável.

Muitos desses testes não são ensinados detalhadamente na faculdade, apenas são apresentados durante o curso de psicologia, o profissional que desejar se capacitar, terá que buscar formação fora, precisa fazer cursos específicos para aplicação, ou seja, lê só o manual não qualifica, nem capacita ninguém.

Entender o instrumento e saber trabalhar com testes psicológicos dá ao profissional um peso a mais em conhecimento e responsabilidade.

No mercado existem inúmeros testes, eles são caros. É preciso fazer uma leitura que esteja em acordo com toda a formação profissão do psicólogo, afinal os testes foram criados para psicólogos aplicarem.

A questão vai muito além de liberar ou não os teste, mas quais meios/fins éticos que eles irão tomar caso caia em mãos erradas. (Refletir)

Se antes para adquirir os testes era preciso está registrado no conselho, hoje a lei diz que, não mais. Mas, não podemos esquecer que existe um código de ética, mais ainda é preciso pensar em ética além do código imposto, a ética pessoal.

Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, são deveres fundamentais do Psicólogo: Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente.

Então fica a reflexão, nem sempre possuir ferramentas é sinônimo de saber utilizar, é preciso adquirir competência.

Neste sentido a ética em qualquer profissão ou de qualquer profissional é que vai falar mais alto.

#testespsicologicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, participe dessa construção!

Matéria: Swellyn França

Matéria: Swellyn França
Com, Jacqueline Meireles

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino
Com, Jacqueline Meireles

Matérias: Sylvio Netto

Matérias: Sylvio Netto
Com, Jacqueline Meireles

Em análise...

A psicologia é uma 'ferramenta' que necessita de tempo e estudo. Mas a análise é própria de cada sujeito, qualquer pessoa pode fazer uma análise ou auto-analise, porém o maior desafio é romper com o preconceito que muitas vezes surge ligado ao julgamento.

Jacqueline Meireles
Psicóloga

Minuto RH

O capital humano pode ser sinônimo de grandes empreendimentos, ele transforma saber em renda, produz valor econômico, gera conhecimento e aprimora competências indispensáveis ao desenvolvimento.