Reprodução autorizada desde que mencionada à autora e o site www.psicologiaemanalise.com.br/

ME DIGA, O QUE VOCÊ DESEJA?

DA SÉRIE LÚCIFER

Uma série que valeu a pena maratonar, assistir ela trás reflexões interessantes sobre a vida, as escolhas, os desejos, os medos e dilemas.

LÚCIFER!

Fora toda visão metafórica, demoníaca que o enredo mostra em cada episódio, o personagem principal, Lúcifer, faz uso de uma pergunta crucial em suas investigações de pessoas suspeitas de crimes, ele olha fixamente para os olhos (alma) da pessoa e como uma espécie de hipnose, pergunta:

"O QUE VOCÊ DESEJA ?" 

Falar em desejos é como entrar no mais profundo oceano ou pântano. Desejos são o ponto de partida para muitas aquisições e até perdição, a depender do que se deseja.

O desejo nem sempre tem limites, muitas pessoas se perdem desejando o poder, passando por cima de qualquer coisa para adquirir o que quer. 

Existem aqueles que nem sabem o que desejam, apenas alimentam fantasias. Há outros, com desejos bobos, inocentes, mas existe também o desejo bondoso. 

Os mais perigosos dos desejos são aqueles pautados pelo ego, pela vaidade,  egocentrismo, individualismo, orgulho e cobiça.

Lúcifer é uma série que nos faz pensar no comportamento, onde muitas vezes o mal é atribuído ao outro, onde é sempre mais fácil se isentar da responsabilidade, jogando todas as mazelas. 

A série trás um outro lado do mal, ou seja, o mal que a própria pessoa carrega, a falta do autoconhecimento, o remorso causado pelo mal da culpa que martiriza e o mal dos desejos ocultos prejudiciais.

O Diabo na série diz apenas realizar desejos, ele dá o que a pessoa quer, mas ele deixa claro que  não dá o mal para ninguém, apenas desperta e estimula a viver seu próprio mal, o que já está dentro da pessoa.

O que você deseja? Neste sentido, o desejo se torna soberano.

Mas, para ele não há espaço para lamentações, não existe limites para os desejos, a punição para o Lúcifer da série é o preço pago pelas escolhas feitas, a auto culpa que reprisa vivências é uma forma de autopunição, martirizando a pessoa pelos próprios atos praticados. 

É preciso deixar claro que o desejo é válido, tem sua importância, a questão não é desejar, mas o que se deseja.


@jacquelinemeireles.psi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, participe dessa construção!

Matéria: Swellyn França

Matéria: Swellyn França
Com, Jacqueline Meireles

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino
Com, Jacqueline Meireles

Matérias: Sylvio Netto

Matérias: Sylvio Netto
Com, Jacqueline Meireles

Em análise...

A psicologia é uma 'ferramenta' que necessita de tempo e estudo. Mas a análise é própria de cada sujeito, qualquer pessoa pode fazer uma análise ou auto-analise, porém o maior desafio é romper com o preconceito que muitas vezes surge ligado ao julgamento.

Jacqueline Meireles
Psicóloga

Minuto RH

O capital humano pode ser sinônimo de grandes empreendimentos, ele transforma saber em renda, produz valor econômico, gera conhecimento e aprimora competências indispensáveis ao desenvolvimento.