Reprodução autorizada desde que mencionada à autora e o site www.psicologiaemanalise.com.br/

Afinal para que serve a Psicoterapia?

Na atualidade muito se fala sobre processo psicoterápico, mas na verdade o que é psicoterapia? Em linguagem simples podemos dizer que psicoterapia é o cuidar de si mesmo. E para que serve?

Esse é um tipo questionamento muito constante, alguns acreditam que a psicoterapia sirva para mudar, transformar e até melhorar os relacionamentos interpessoais. Outros, já vêem como forma de assumir uma conduta imposta, pré estabelecida, cheias de regras e "valores", servindo esta ao longo da vida de subsídios que o conduzirá a procurar no outro o respeito, admiração e aprovação.

Sendo os pais o primeiro contato da criança com o mundo, transmitirá para ela os valores primordiais, direcionando, atribuindo qualidades e defeitos. A princípio a criança irá buscar a aprovação dos pais/família, estendendo ao longo do desenvolvimento aos amigos e a sociedade é a parti dai que ela começa a dar sentido e significado as coisas, neste primeiro momento a criança irá perceber o mundo através do olhar do outro.

Como na família nuclear ela irá buscar ser reconhecida, aceita e admirada pelos amigos e pela sociedade em geral, que também servira como referencia para sua formação. E na fase de criança para adolescência o marco primordial, onde ela vai procurar no outro, a aprovação ou reprovação.

Se o estímulo não vem de forma positiva, poderá ocasionar sintomas futuros é ai que mora o perigo! Quando criança "o sujeito do suposto saber" é o pais/família, em seguida será dado esse mesmo sentido aos amigos e a sociedade. Então perguntamos, onde fica o "eu"? Este sujeito único e singular. Este acaba perdido nos outros, que supõe que todos sabem mais que ele e até o conhece mais que ele se conhece. "Podendo ser até uma verdade", porém distorcida.

A psicoterapia possibilita o sujeito se reconhecer em sua singularidade e peculiaridade sendo este um processo de autoconhecimento e auto-aceitação. Dando a pessoa a oportunidade de entrar em contato com o ser mais importante e precioso que existe que é ele mesmo.

Respondendo a pergunta, afinal para que serve a Psicoterapia? Uma das resposta seria... Para me aproximar e me relacionar comigo mesmo.

Jacqueline Meireles
Psicóloga/Consultora

Um comentário:

  1. Quando a esposa sente que o amor dela pelo marido acabou, e este deu brecha para que isso acontecesse e ela se apaixonasse por outra pessoa, mas ela quer continuar casada com o marido mesmo assim, tentando salvar, reconstruir este casamento, porque o marido a ama, já percebeu seus erros e não quer perde-la, vale a pena fazer a terapia de casal para reconstruir essa relação e ver se a esposa consegue voltar a amar seu marido? Até mesmo porque com o outro ela não pode e não quer ficar.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, participe dessa construção!

Matéria: Swellyn França

Matéria: Swellyn França
Com, Jacqueline Meireles

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino
Com, Jacqueline Meireles

Matérias: Sylvio Netto

Matérias: Sylvio Netto
Com, Jacqueline Meireles

Em análise...

A psicologia é uma 'ferramenta' que necessita de tempo e estudo. Mas a análise é própria de cada sujeito, qualquer pessoa pode fazer uma análise ou auto-analise, porém o maior desafio é romper com o preconceito que muitas vezes surge ligado ao julgamento.

Jacqueline Meireles
Psicóloga

Minuto RH

O capital humano pode ser sinônimo de grandes empreendimentos, ele transforma saber em renda, produz valor econômico, gera conhecimento e aprimora competências indispensáveis ao desenvolvimento.