Reprodução autorizada desde que mencionada à autora e o site www.psicologiaemanalise.com.br/

Saúde Mental

Na atualidade fala-se e ouve-se muito a respeito da saúde mental, mas na verdade o que poderíamos considerar como uma boa saúde mental?

O conceito de boa saúde mental é amplo. Além dos transtornos psicopatológicos a saúde mental está ligada a uma série de fatores físicos, sociais, culturais e emocionais, sendo o conceito de saúde mental mais extenso que a simples ausência de transtornos mentais.

Observamos, hoje, um alto nível de sofrimento, conflitos e exigências relacionadas à problemas psíquicos decorridos de vários fatores, porém percebe-se ainda uma grande dificuldade e resistência em procurar um psicoterapeuta para trabalhar esses conflitos, essa dor, que vai além do físico.

Poucas pessoas realmente querem trabalhar esse problema, digo trabalho, isso mesmo. O processo psicoterapêutico exige muito trabalho, esforço e dedicação enfim, amadurecer, muitas vezes, dói. O olhar para dentro de si dói, porque muitas vezes preferimos olhar para a dor do outro do que para a nossa.

Percebe-se que há em algumas situações certa dificuldade para crescer. Tendemos a mergulhar no sofrimento porque sofrer, para alguns, trás prazer e recompensa. Dessa forma, a pessoa acaba sabotando o seu próprio crescimento.

Portanto, é necessário um olhar criterioso para si, afinal a mudança e a transformação dependerá do tempo de cada um, sabendo que, o processo psicoterápico não se faz sozinho, mas sim com o outro.



Jacqueline Meireles
Psicóloga/Consultora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, participe dessa construção!

Matéria: Swellyn França

Matéria: Swellyn França
Com, Jacqueline Meireles

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino
Com, Jacqueline Meireles

Matérias: Sylvio Netto

Matérias: Sylvio Netto
Com, Jacqueline Meireles

Em análise...

A psicologia é uma 'ferramenta' que necessita de tempo e estudo. Mas a análise é própria de cada sujeito, qualquer pessoa pode fazer uma análise ou auto-analise, porém o maior desafio é romper com o preconceito que muitas vezes surge ligado ao julgamento.

Jacqueline Meireles
Psicóloga

Minuto RH

O capital humano pode ser sinônimo de grandes empreendimentos, ele transforma saber em renda, produz valor econômico, gera conhecimento e aprimora competências indispensáveis ao desenvolvimento.