Reprodução autorizada desde que mencionada à autora e o site www.psicologiaemanalise.com.br/

11 de fevereiro de 2010

Aprender é mudar de postura

Na vida, o ser humano é um eterno aluno, o que difere esse alunado do conhecimento acadêmico ao alunado do conhecimento sobre si, são as experiências adquiridas no decorrer de sua vida.

Quando criança os pais tratam logo de colocar seus filhos no colégio. É lá que a criança vai aprender não só o ABC, mas aprenderá também a se relacionar, formar vínculos fazer escolhas e a parti daí iniciar sua vida de experiências.

Só que com o passar do tempo as oportunidades vão surgindo e junto a elas há necessidade de ser seletivo, de fazer escolhas, ai não tem jeito, tem que aprender a escolher, e escolher bem.

Contudo, nem sempre se escolhe bem, daí poderá vir o aprendizado, pois será a parti das escolhas “mal feitas”, que o ser humano terá a possibilidade de crescer e amadurecer. Mas a verdadeira mudança advém de como cada um compreendeu as consequências acarretadas pelas suas escolhas e os acontecimentos a eles atribuídos.

É necessário aprender para mudar, para crescer, caso contrário o sujeito será um eterno repetente de sua história. Na escola da vida quem não é bom aluno está sujeito a repetir os mesmos erros.

A palavra aprender não é só adquirir conhecimento, mas também saber utilizar esse conhecimento.

Aprender significa mudar de comportamento, mudar de atitudes e de postura. Eliminar o que não serve e transformar algumas condutas anteriores que não deram certo, que causaram sofrimento, em lições positivas, renovar assim os pensamentos e atitudes.

O ser humano é responsável pelo seu sucesso e pelo seu fracasso. Porém, quando muda seu comportamento o “mundo” a sua volta mudará gradativamente.

Um hábito não é uma necessidade e aprender sempre é bom.





Jacqueline Meireles
Psicóloga/Consultora

2 comentários:

  1. Vc interpretou muito bem a idéia de Platão. Estamos em constante aprendizagem na vida. E geralmente são com os erros que a gente aprende mais.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, participe dessa construção!