O amadurecimento é um processo interno que vem com o tempo, através das experiências e predisposição para o crescimento individual. Todas essas brechas requer tempo, disciplina e força de vontade em virtude desse tão esperado e conquistado amadurecimento.
Porém o amadurecer não é algo que venha de fora, externo, mas sim é algo intrínseco. Quando se diz que a pessoa está amadurecendo, está implícito que a ele(a) está ultrapassando sua questão infantil e primitiva em virtude de uma consciência maior, mais coerente e elevada.
É sabido que para se chegar a este tão sonhado amadurecimento se faz necessário uma dose de esforço associada com o tempo, pois, amadurecer da trabalho e para muitos é melhor ser uma eterna criança inocente, que se tornar um adulto cheios de compromissos, deveres e responsabilidades, ou seja, nem todos querem assumir as rédeas de sua vida.
Amadurecer é deixar para trás coisas fúteis, pequenas, sem grande significado. É ter foco no presente e buscar o autoconhecimento. O que muitas vezes impede o casal crescer é a "incapacidade" de transpor essas futilidades existentes em meio a relação, aprendendo assim a dar mais importância aos dois.
As discussões muitas vezes ganham proporção exacerbada e desnecessária, que pode chegar até uma disputa de ego. É praticamente impossível que um relacionamento cresça extigundo o diálogo. A conversa é importante não para definir quem estar certo ou errado, afinal ninguém está em um tribunal, mas, para a partir daquele instante um possa conhecer o ponto de vista do outro.
O amadurecimento entre os casais trás a possibilidade de um crescimento maior na relação, que a pricípio vem do amadurecimento na relação, para depois surgir um vínculo mais consistente. O que acaba muitas vezes dificultando as relações é que os casais de enamorados quer formar esse vínculo antes mesmo de amadurecer, lembrando que o amaduresciemnto é pessoal.
Amadurecer é uma conquista individual que exige esforço e sobretudo vontade para assumir as rédeas das suas escolhas independente do resultado.
Jacqueline Meireles
Psicóloga/Consultora
Psicóloga/Consultora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, participe dessa construção!