Reprodução autorizada desde que mencionada à autora e o site www.psicologiaemanalise.com.br/

Casamento não é lua de mel

A expressão lua de mel refere-se a tradução em inglês “honeymoon”.

Na Irlanda, os recém-casados tinham o costume de tomar uma bebida de baixo teor alcoólico chamada mead – ou hidromel - O casal deveria consumir essa mistura durante um mês ou uma lua.
O mel era considerado, por tradições milenares, uma fonte de vida, com propriedades afrodisíacas.

É comum associar o início de uma vida a dois em algo doce, romântico, apaixonante, mas isso parte muito do imaginário social. A grande realidade vivida pela maioria dos casais são as inúmeras dificuldades de convivência a dois no início da união, regada de desafios, que exigem muita adaptação e flexibilidade.

Casamento não é sinónimo de felizes para sempre, casamento é a junção de duas pessoas que se gostam, tem sonhos a dois, mas também tem algumas incompatibilidades, além dos sonhos individuais.

Quando um casal resolve partilhar o mesmo teto, eles também estão decidindo compartilhar agruras, cada um trás para a relação sua visão de família, nessa junção de corpos estão impostas a forma como foram educados, o estilo de vida, que para alguns só a convivência irá revelar, além dos gostos diferentes que no namoro não foi possível identificar.

Casamento não é fácil, porque exige uma desconstrução, uma reorganização, uma nova educação, um movimento diferenciado, para que não ocorra repetições de velhos padrões.
Mas, criar novos hábitos, tendo como base educacional dois mundos completamente diferentes é um desafio para a nova família.


É preciso fazer acordos, abrir espaços de modo objetivo e subjetivo que traga estabilidade ao casal, respeitar as diferenças e evitar comparações ou supervalorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, participe dessa construção!

Matéria: Swellyn França

Matéria: Swellyn França
Com, Jacqueline Meireles

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino

Matéria: Verônica Mambrini e Raquel Paulino
Com, Jacqueline Meireles

Matérias: Sylvio Netto

Matérias: Sylvio Netto
Com, Jacqueline Meireles

Em análise...

A psicologia é uma 'ferramenta' que necessita de tempo e estudo. Mas a análise é própria de cada sujeito, qualquer pessoa pode fazer uma análise ou auto-analise, porém o maior desafio é romper com o preconceito que muitas vezes surge ligado ao julgamento.

Jacqueline Meireles
Psicóloga

Minuto RH

O capital humano pode ser sinônimo de grandes empreendimentos, ele transforma saber em renda, produz valor econômico, gera conhecimento e aprimora competências indispensáveis ao desenvolvimento.